Parabéns Assembleia da Republica!


![]() |
Luís Vaz |
É lamentável, mas não é estranho, porque essa é uma estratégia seguida pela direita mais conservadora e pela extrema-direita em todo o mundo...
Hoje, dia 17 de Maio de 2013, há mais de 17.000 crianças e adolescentes internados em instituições (creches e abrigos...), só na cidade de São Paulo. Qual o futuro dessa gente?... (Sim, porque de gente se trata.
Já conhecia 3 dessas instituições, ontem conheci mais 6, com condições muito precárias, todas ligadas a um Instituto da Igreja Católica, criado por um português, onde gente abnegada dá o melhor de si, num esforço meritório, onde sobressai a figura do meu amigo Prof. Doutor João Clemente,um homem de causas, com licenciatura, mestrado e doutoramento em Ciência Sociais.
É muito provável que o criminoso de 17 anos, tenha sido criado numa "instituição” ou nem a isso tenha tido acesso..., sem que, os que agora se "preocupam" com o crime, tivessem sequer pensado na existência desses 17.000 seres humanos inocentes… Numa dessas instituições um miúdo de cerca de 7 anos, chuchando no dedo, agarrou-se às minhas penas e disse-me “tio, me dá colo”… como se fosse o melhor presente do mundo.
Ontem, também vi uma criança de 6 meses e outra de 15 dias, colocadas em 2 velhos carrinhos de bebé, no fundo de um corredor de uma das instituições, sem família… Tanto potencial “futuro marginal”… Tanta criança sem família…
Sempre fui cético em relação à adoção por casais do mesmo sexo, mas quanto mais conheço a pobreza humana, mais me questiono sobre a racionalidade de algumas das minhas “convicções”.
Não tenho dúvidas de que qualquer destas crianças estaria melhor com o afeto de um casal, com uma família.
Havendo casais do mesmo sexo que queiram adotar, que a lei lhes confira esse direito, dando mais uma hipótese de vida a tantas crianças sem teto.
A proposta da co-adocão, apresentada pelo PS, é um primeiro passo… Que a deliberação que a Assembleia da Republica Portuguesa acaba de tomar, seja um exemplo para o mundo!
São Paulo. 17 de Maio de 2013














Enviar um comentário