| Jornal online - Registo ERC nº 125301



Envelhecimento activo
Publicado segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 | Por: Notícias do Nordeste

Pensar no envelhecimento é por norma desagradável e a grande maioria de nós evita fazê-lo. Mas reconhecermos os primeiros sinais de envelhecimento e agirmos no sentido de prevenir e fundamental para vivermos uma velhice com qualidade.

Com o aumento significativo de pessoas idosas, surgiu a necessidade de reflectir o papel e o valor da pessoa idosa, os seus direitos e as responsabilidades do estado e da sociedade para com este grupo específico. Particularmente, o envelhecimento activo pode ser compreendido como o conjunto de atitudes e acções que podemos ter no sentido de prevenir ou demorar as dificuldades relacionadas com o envelhecimento.

As alterações físicas e psicológicas que surgem com o envelhecimento variam de pessoa para pessoa e dependem das suas características genéticas e hábitos de vida adoptados no seu percurso de vida. A motivação é o calcanhar de Aquiles do envelhecimento activo, é complicado encontrar motivação. Quando temos um espaço nosso e somos verdadeiramente escutados, podemos crescer emocionalmente e sentirmo-nos melhor preparados para lidar com o envelhecimento.

Quando estamos preparados emocionalmente sentimo-nos mais fortes e capazes de enfrentar as duras provas que o envelhecimento biológico nos coloca. Uma alimentação saudável, não esquecendo a importância de uma boa hidratação, a prática regular de exercício, o repouso e exposição moderada ao sol e as consultas regulares do médico assistente são importantes no processo de envelhecimento saudável.

O bem-estar psíquico e intelectual, fundamentais no envelhecimento activo e saudável, também se protegem e promovem com cuidados permanentes, como a leitura regular, participação activa na discussão dos assuntos do quotidiano, realização de jogos que estimulam raciocínio, manutenção de actividades dentro e fora de casa (passeios, visitas, voluntariado…), participação em tarefas de grupo ou eventos de associativismo, entre outros.

Por isso, faça mais por si, envelhecer é ganhar sabedoria e não perder qualidades.

Facebook
Twitter
Technorati
Linked in
Stumbleupon
Digg it
Email
Newsvine
del.icio.us
YouTube
Reddit
Print Friendly and PDF

Comentários:

Enviar um comentário




Mais Notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PUBLICIDADE


Receba actualizações por e-mail

Digite aqui o seu e-mail e preencha o campo do formulário para solicitar a inscrição

Arquivo

Arquivo geral de notícias publicadas no Jornal de Arqueologia.Verifique toda a nossa actividade editorial, consultando tudo o que foi publicado no site em cada dia, em cada mês ou em cada ano.

Consultar Arquivo | Fechar Arquivo