| Jornal online - Registo ERC nº 125301



Dias cinzentos
Publicado sábado, 30 de janeiro de 2010 | Por: Notícias do Nordeste

Uma tristeza intensa, uma sensação de fadiga ao acordar, um querer abandonar tudo, uma apatia sem fim, um desânimo sem limites…

É assim a depressão, um sofrimento singular que rasga a alma de quem assim se sente! Engana-se quem pensa e fala da depressão como um sentimento, depressão é uma doença real.

Uma doença que se cuida e que merece mais compreensão, é uma doença que nos puxa para o fundo do poço, e de onde, talvez, só sairemos com ajuda.

A depressão é uma espiral devastadora que apaga as nossas forças, abalando a nossa vida quotidiana, desde a família ao trabalho.

A pessoa sofre intensamente, resistindo muitas vezes em pedir ajuda. Acredita que vai passar e receia que ir ao psiquiatra é sinónimo de loucura.

O percurso é difícil mas é fundamental percorrê-lo, há que aliviar os sintomas, dominar a doença e evitar a recaída! A pessoa precisa de se reencontrar, de estabilizar as emoções.

É esse o objectivo da terapia, que passa, quase sempre, pela associação de medicamentos e apoio psicológico.

Falar com alguém, com a qual não se tem laços afectivos, permite-nos esclarecer os enredos psíquicos que nos conduzem à depressão e atenuá-los.

O sucesso chega quando se ganham forças para continuar a viver e se reencontra a esperança perdida.


Miriam Nascimento (Enfermeira)

Facebook
Twitter
Technorati
Linked in
Stumbleupon
Digg it
Email
Newsvine
del.icio.us
YouTube
Reddit
Print Friendly and PDF

Comentários:

Enviar um comentário




Mais Notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PUBLICIDADE


Receba actualizações por e-mail

Digite aqui o seu e-mail e preencha o campo do formulário para solicitar a inscrição

Arquivo

Arquivo geral de notícias publicadas no Jornal de Arqueologia.Verifique toda a nossa actividade editorial, consultando tudo o que foi publicado no site em cada dia, em cada mês ou em cada ano.

Consultar Arquivo | Fechar Arquivo